Conhecendo o Instituto Butantan

O Instituto Butantan tem uma das maiores coleções do mundo (54 mil) de espécies de animais que não fazem muito sucesso por aí. São os insetos e répteis que picam quando ameaçados. Quem tem medo deles não precisa se preocupar.

O centro de pesquisa biomédica da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, o Butantan oferece atendimento aos acidentados por animais peçonhentos e um parque com áreas verdes e dois museus.

O Museu Histório do Butantan é uma reconstituição do primeiro laboratório onde o famoso cientista brasileiro Vital Brasil realizou suas experiências científicas e o Museu do Instituto Butantan, voltado à educação ambiental. Apesar disso, ele é mais conhecido pelos serpentários e viveiros com centenas de cobras, como as najas da África e da Índia, escorpiões e aranhas. 


O Instituto Butantan permite ao visitante a oportunidade de manipular duas espécies não venenosas - a falsa coral e a dormideira, no projeto de educação ambiental - Mão na Cobra só no Butantan - no Serpentário.
O Museu Histório do Butantan relembra a época em que o Instituto era uma fazenda e o Museu de Microbiologia, onde é possível verificar a vida de seres microscópicos, como moléculas de DNA e vírus. No Museu Biológico, encontram-se espécies das principais serpentes brasileiras, aranhas e iguanas.
No Centro de Difusão Científica existem duas áreas de exposição, sendo uma o antigo paiol de madeira e o outro a antiga marcenaria, que abriga além de uma cafeteria, uma livraria e um cinema, voltados exclusivamente para a ciência. Na sala BNDES de Cinema com 70 lugares é dedicada para projeção de filmes científicos que possibilitam o entendimento de todos os públicos e conta com a exibição de um filme animado em 3D chamado Expedição Butantan.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 comentários:

Postar um comentário